Instalação inadequada de cerca elétrica pode gerar multa

O valor da infração é alto e responsabiliza a empresa

Preocupados com a segurança e resguardo de seus bens, muitos consumidores buscam meios de tornar o ambiente mais seguro e protegido. Nesse cenário, o investimento sempre vai para o lado das câmeras de segurança, que podem ser instaladas em áreas externas e internas. Embora sejam eficazes, as câmeras têm uma característica própria, voltada para o registro de imagens, porém, elas não causam efeito de medo.

Saber que há um sistema de câmeras ajuda a barrar, de certo, modo, a entrada de pessoas com má intenção em um local, mas elas não inibem de forma alguma. Um dos equipamentos mais indicados nestes casos, são as cercas elétricas.

De instalação fácil e com um investimento bem baixo, as cercas foram desenvolvidas para disparar uma descarga elétrica mediante ao contato, ou seja, havendo qualquer tipo de toque no equipamento, a pessoa recebe um choque. Sua amperagem é baixa, por isso ela não causa nenhum efeito além do desconforto e paralisia temporária dos membros superiores.

Mas a cerca é um equipamento delicado, que requer uma instalação de cerca elétrica, precisa ser realizada de forma correta para que também funcione adequadamente. Para se ter noção, existe até uma legislação específica para a instalação, que deve seguir algumas normas relacionadas à altura adequada para ser implantada, por exemplo.

Por que a cerca deve ser instalada corretamente

Quando o equipamento está instalado de forma irregular, pode gerar multa ao proprietário. O valor pode chegar a custar R$ 450 e não só o dono do imóvel é responsabilizado, como também a empresa responsável pela instalação.

Finalizando a instalação, a empresa deverá entregar ao consumidor documentos de habilitação da cerca. Sem essa documentação, ele poderá receber uma infração. A fiscalização é feita pelo Conselho Regional de Engenharia (Crea), que também emite as notificações aos proprietários, caso estejam em desacordo com a legislação.

O Crea trabalha da seguinte maneira: ele faz uma visita para avaliação do equipamento, se houver alguma irregularidade, o órgão emite uma notificação dando um prazo de dez dias para que a situação fique regular. Se não houver nenhuma mudança, o Crea pode multar o proprietário em até R$ 451,50. A empresa também será multada, mas o valor pode ser maior dependendo das irregularidades.

Além disso, a cerca precisa seguir alguns parâmetros para a instalação. No caso, a regulamentação pede que a altura mínima para que ela seja implantada é de 2,5 metros; a voltagem deve ser de até 10 mil volts, que serão distribuídos em 2,5 mil volts para cada fio de sua composição; ela precisa ser de energia eletrostática; e a corrente elétrica deve ser de amperagem próxima a zero.

O regulamento também serve para as empresas, não somente em relação a instalação da cerca elétrica. É necessário que a empresa esteja habilitada no Crea, senão ela não poderá realizar o serviço. Fora isso, ela deverá apresentar uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), esse documento leva todas as informações técnicas do equipamento, sendo que uma cópia será entregue ao proprietário do imóvel.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>